Quem estuda ou trabalha com a área de Marketing está, muitas vezes, acostumado a pensar nela como algo extremamente atual. O Marketing é uma ciência – ou arte – dos nossos tempos, do século XXI, das gerações Y e Z.
Mas será que você já parou para pensar (ou, para pesquisar) sobre o surgimento e a evolução do Marketing?
Pode ser surpreendente descobrir que o Marketing não é tão atual assim. Ele surgiu há mais de 550 anos!
Na realidade, portanto, seu maior feito foi ter mudado e se adaptado aos tempos de maneira tão eficaz.
Graças a essa característica, mesmo depois de quase seis séculos, ele permanece sendo essencial para qualquer negócio.
Neste artigo, vamos ver com mais detalhes a história do surgimento e evolução do Marketing. Está curioso? Então, boa leitura!
Como surgiu o Marketing
Você deve se lembrar de ter aprendido, na escola, que Gutenberg inventou a prensa tipográfica em 1450.
Tipos usados em prensas tipográficas, como a inventada por Gutenberg
Essa invenção revolucionou a comunicação humana, já que, pela primeira vez, era possível produzir textos em massa e distribuí-los a mais pessoas. Afinal, antes disso, todos os textos tinham que ser escritos à mão.
Vale a pena ressaltar que, antes da prensa, até saber ler era um privilégio de poucos. Como a circulação de livros era muito limitada, a maioria das pessoas jamais tinha contato com a linguagem escrita.
Essa limitação também afetava a educação e acesso à informação. Desta forma, a prensa afetou a sociedade profundamente!
Foi a prensa de Gutenberg, portanto, que impulsionou o surgimento dos primeiros anúncios impressos, que era a forma mais elaborada de Marketing nesse período.
Vale a pena lembrar que, antes do computador e da internet, o Marketing seguia o modelo que chamamos de outbound.
Em outras palavras, ele tentava vender o produto antes de criar qualquer vínculo com os clientes.
Hoje, com o inbound marketing, nós criamos um vínculo antes – educando os clientes sobre o problema, apresentando soluções, gerando valor por meio da informação.
Aprenda tudo sobre Marketing Digital Baixem já o Ebook gratuitamente.
Mas será que você já parou para pensar (ou, para pesquisar) sobre o surgimento e a evolução do Marketing?
Pode ser surpreendente descobrir que o Marketing não é tão atual assim. Ele surgiu há mais de 550 anos!
Na realidade, portanto, seu maior feito foi ter mudado e se adaptado aos tempos de maneira tão eficaz.
Graças a essa característica, mesmo depois de quase seis séculos, ele permanece sendo essencial para qualquer negócio.
Neste artigo, vamos ver com mais detalhes a história do surgimento e evolução do Marketing. Está curioso? Então, boa leitura!
Como surgiu o Marketing
Você deve se lembrar de ter aprendido, na escola, que Gutenberg inventou a prensa tipográfica em 1450.
Tipos usados em prensas tipográficas, como a inventada por Gutenberg
Essa invenção revolucionou a comunicação humana, já que, pela primeira vez, era possível produzir textos em massa e distribuí-los a mais pessoas. Afinal, antes disso, todos os textos tinham que ser escritos à mão.
Vale a pena ressaltar que, antes da prensa, até saber ler era um privilégio de poucos. Como a circulação de livros era muito limitada, a maioria das pessoas jamais tinha contato com a linguagem escrita.
Essa limitação também afetava a educação e acesso à informação. Desta forma, a prensa afetou a sociedade profundamente!
Foi a prensa de Gutenberg, portanto, que impulsionou o surgimento dos primeiros anúncios impressos, que era a forma mais elaborada de Marketing nesse período.
Vale a pena lembrar que, antes do computador e da internet, o Marketing seguia o modelo que chamamos de outbound.
Em outras palavras, ele tentava vender o produto antes de criar qualquer vínculo com os clientes.
Hoje, com o inbound marketing, nós criamos um vínculo antes – educando os clientes sobre o problema, apresentando soluções, gerando valor por meio da informação.
Aprenda tudo sobre Marketing Digital Baixem já o Ebook gratuitamente.
0 Comments